Olá pessoal. Agora ganhei uma página aqui no site também. Fiquei muito feliz com a notícia, pois não sabia que nós professores podiamos estar escrevendo no site. Achei muito interessante, interessante não. Adorei a ideia pois, gosto muito de escrever e ainda mais se for para ajudar no desenvolvimento da escola. Com essa notícia até fiquei mais animada. Na minha próxima postagem vou falar sobre a sala de recursos na qual trabalho. Então até a próxima postagem...
Olá como falei na postagem anterior, já estou de volta. E estou aqui para falar um pouco sobre sala de recursos.
A educação inclusiva passou a a fazer parte das escola a partir da LDB 9394/96 no artigo 58 citado abaixo:
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
Sendo assim, a escola deve incluir todos os alunos e a sala de recursos é uma forma de inclusão desses alunos.
Dessa forma a organização de uma escola para todos prevê o acesso à escolarização e ao atendimento às necessidades educacionais especiais. Não basta só incluir, é preciso dar subsídios para que esse aluno permaneça na escola. Assim, a escola estará criando condições para que a pessoa com deficiência seja incluída na escola e sociedade.
Bom, vou apresentar para vocês os alunos da sala de recursos, fazendo algumas atividades.
* Essa é a aluna Rute, conhecida como Rutinha. Ela tem 36 anos. Ela adora a sala de recursos e toda a escola. É uma mulher muito extrovertida, comunicativa, alegre. Mesmo com sua necessidade e dificuldades ela está sempre com um sorriso no rosto.
Esta é a essência de quem tem necessidades especiais: Nos mostrar que nossos problemas são pequenos perto dos deles e que mesmo com tantas dificuldades eles não deixam de sorrir.
Nessa foto, ela está fazendo uma atividade de artes sobre o livro: As trigêmeas. Onde tinha que fazer na tela, uma releitura do livro. Fiz um avental de saco plástico para não sujar a roupa. Ela se divertiu muito.
E essa foi a releitura dela.
OLHA O SORRISÃO DELA COM A ATIVIDADE QUE ELA ADOROU.
* Essa é a Gabriela. Ela tem 16 anos. E uma menina muito falante, extrovertida, curiosa. Ela é um pouco preguiçosa nas atividades dos módulos mas faz. Agora nas atividades da sala de recursos ela adora. Principalmente as atividades de artes. Como ela diz após as atividades: "_ Jaque adorei, menina muito legal".
Ela é uma graça de pessoa.
Na foto abaixo ela também fez a releitura do livro: As trigêmeas. Colocando sua personalidade, seus traço...
ESSA FOI A RELEITURA DA GABRIELA
Aqui estão Gabriela e Rutinha fazendo suas telas
Essa foi uma atividade que fiz ainda também sobre o livro As trigêmeas. Pois, no livro as personagens cozinhavam um doce de arroz. Decidi fazer com as alunas uma receita também., só que não foi doce de arroz. E fizemos um doce de morango.
Trabalhando receita com as alunas, estava trabalhando medidas, quantidades, leitura, coordenação motora, companheirismo e outros.
Depois de pronto levamos para a geladeira e depois, a melhor parte, saboreamos o doce. Estava uma delícia.
Postado dia 07/05/2012
Olá pessoal. Estou aqui hoje para dar uma sugestão de filme, na verdade é um documentário que assisti na faculdade essa semana, que se chama: "JANELA DA ALMA". O relato são de pessoas cegas falando sobre como é viver no mundo de hoje sendo cegas, dificuldades e como elas enxergam o mundo. O mais interessante é que eles falam que nós é que somos cegos, onde nesse mundo já recebemos tudo pronto, não se tem opção, estamos vivendo como "Narciso". Eles, os cegos, enxergam com a alma, enxergam o interior.
Os olhos são janela da alma. Para onde estamos olhando? Como estamos olhando? Estamos olhando o que queremos ou estamos nos deixando manipular pelo o que querem que vejamos?
As imagens estão ficando fora de contexto e isso faz com que entremos na Normose, onde estamos sendo incapazes de nos emocionar com alguns acontecimentos, por achar tudo normal no mundo atual. Bom, não vou falar mais, vou deixar para verem e tirarem suas próprias conclusões.
Entao pessoal assistam ao documentário quem sabe assim não se pode ter uma visão melhor de mundo...
Postado 12/05/2012
Olá pessoal, estou de volta. Para dar uma dica de livro muito interessante que se chama: História de Amor de Regina Coeli Rennó. É um livro não verbal, mas com figuras que expressa muito. Pode ser trabalhado em escolas, empresas, pois, é um livro que fala sobre amor, traição, tempo, arrependimento entre outros, além de ser um livro muito subjetivo.
Postado 03/06/2012
Olá. Estive um pouco sumida, mas estou de volta.
Essas são atividades de Rutinha que adora copiar do livro mas aqui não tem isso não... Coloco ela para pensar
Postado 26/06
Olá. Estou aqui hoje para falar de um assunto que está sendo bastante discutido no mundo que é o Rio + 20. que é uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos. E nós da sala de recursos não estamos por fora do assunto não. Confeccionamos 2 cartazes sobre a preservação do meio Ambiente.
Postado 14 de julho de 2012
Releitura da Obra do artista Piet Mondrian
Esses quadros as alunas fizeram quando estavamos falando sobre o Artista Mondrian. Se destacou com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares. Utilizou, em suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo).
GABI
RUTINHA
AS DUAS COM SUAS RECRIAÇÕES DO ARTISTA
Postado 14 de agosto de 2012